O que é eficiência energética?

O que é eficiência energética?

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço (“realizar trabalho”) com menos energia.

A energia elétrica está presente em 100% das empresas e residências, bem como em estabelecimentos comerciais. No Brasil, gastamos uma quantidade maior de energia com produção de bens e serviços, quando comparada a países mais desenvolvidos. Os equipamentos presentes no nosso parque industrial têm, no geral, o dobro da idade dos utilizados em países mais desenvolvidos. Vista como um investimento, a Eficiência Energética possui indicadores de Taxa interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL) extremamente atrativos. A força motriz é a maior consumidora de energia elétrica na indústria (68%) e, portanto, possui as melhores oportunidades de redução de consumo. A Eficiência Energética constitui soluções mais limpas em gestão eficiente de energia.

Investir em eficiência energética é vantajoso para todos. Do ponto de vista do Governo, é a oportunidade de reduzir as perdas do processo de produção e transmissão e minimizar as crises energéticas e, do ponto de vista das empresas e famílias, é a oportunidade de redução de custos que pesam no orçamento mensal.

Junte-se a nós e pratique o uso eficiente de energia elétrica.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

× FALE CONOSCO AGORA!